Intolerância religiosa pode gerar conflitos entre católicos e evangélicos em Águas Lindas de Goiás

Unknown | 22:47:00 | 46 comentários



Águas Lindas de Goiás, uma cidade goiana e que fica apenas cinquenta quilômetros de Brasília e vem passando por momentos de tensão entre religião católica e evangélica.



Um pastor vem fazendo uma abaixo-assinado para que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que é padroeira da cidade seja retirada da entrada principal de uma importante avenida comercial.

 Segundo o Apóstolo Edilson Andrade da igreja Atalaia que é o responsável pelo abaixo-assinado alega que a imagem da santa provoca acidentes e disse que no local deveria ser construído uma fonte de água ao invés da imagem.



O responsável pela igreja católica São Maximiliano Frei Francisco disse que não tem nada contra os evangélicos que querem a retirada da imagem, e que a imagem além de ser um monumento antigo dez da criação da cidade não prejudica a ninguém e ameaça, se a imagem for retirada a igreja vai fazer uma grande manifestação na cidade.

 A população está bem dividida com relação ao assunto, nem todos os evangélicos é a favor da retirada da imagem, alguns acreditam que isso é uma tremenda falta de respeito com a religião dos outros.

O prefeito Hildo do Candango – PTB está sendo pressionado para retirar a imagem da padroeira da cidade do local e que no local seja instalada uma bíblia.

O assunto é bastante polêmico e pode gerar uma desavença religiosa em Águas Lindas de Goiás.

A prefeitura emitiu uma nota através da secretaria de comunicação onde diz o seguinte:


O Governo Municipal de Águas Lindas de Goiás esclarece a população sobre os boatos que tem se espalhado na cidade, para a retirada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, localizada na entrada do Jardim Brasília, na Avenida JK.

Informamos que o Estado é laico, e que este é um governo que respeita a fé de todos os indivíduos. Até o presente momento, nenhum documento foi entregue na prefeitura que demonstre o interesse para a retirada da imagem, ou a existencia de um movimento com esse ideal.

 A imagem existe na cidade há muito tempo, é a padroeira de Águas Lindas e por conta disso já faz parte da cultura e história do município. 

O governo informa ainda que realizou recentemente uma revitalização do local, com limpeza e a troca da iluminação.

 Para mais informações:
 Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás.






Categoria:

Espalhe por aí

46 comentários

  1. Unknown says:

    nossa Satanás ta passando dos limites...deixem não,mostra que Águas linda e terra de santa Cruz.os irmãos hereges queiram ou não,tem que aceitar,a virgem e santa e mãe de Jesus queira ou não.

  2. Anônimo says:

    Vou te contar viu ..... tanta coisa mais interessante pra "correr atrás" nessa cidade, e um zê ruela vem caçar confusão atoa....
    Apóstolo e o casseta, isso e muito e um criados de conflitos.

  3. Unknown says:

    Nada contra os evangélicos,pois sei que muitos respeitam a religião alheia,mas isso não é uma postura de um pastor.Quer ele queira ou não,a virgem MARIA é mãe de todos nós e ponto final.Se ele não a aceita como mãe então não fique querendo prejudicar a fé das outras pessoas.
    Caro Pastor Edilson Andrade-da igreja Atalaia,ao invés de você ficar implicando com a imagem,você deveria era pedir á DEUS que te dê sabedoria e respeito,pois são duas coisas que você não tem.

  4. Telma says:

    se essa imagem é a padroeira da nossa cidade,ela deveria estar em um local de livre acesso as devotos,uma praça,ou mesmo um local onde poderia ser tornar um ponto turistico da cidade,ja que a imagem é bem grande,aí sim,ela estaria em um local propicio a ela.

  5. Magda Clecia says:

    Eu amo maria e ponto final .......
    minha maezinha virgem maria ....

  6. Anônimo says:

    Sinceramente quem quiser adorar santo que adorem, acho q devem respeitar a religião.
    Pastores e cristãos adoradores de Deus respeitem quem quer adorar e exaltar a mãe de Jesus. Ninguém morre sem saber da verdade.
    Disse Jesus: ninguém vai ao pai se não por mim.
    Não preciso dizer mais nada...

  7. Anônimo says:

    Esse pastor não tem o que fazer mesmo. Tanta coisa para se preocupar...

  8. Unknown says:

    Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
    É isso senhores o fato é que colocando a imagem de nossa senhora o estado esta tomando partido em religiao, não é intolerancia , so queremos os nossos direitos.ok?

  9. Pâmella says:

    Frescura tudo isso.

  10. Dayanne de Lacerda says:

    Que tirar a nossa senhora do começo do jardim brasília vai conhecer a força que os católicos tem !!

  11. Gilson says:

    Caro Airton, você colocou de forma bonita, mas sua religião se assim pode ser chamada não respeita a religião de minguem, muito menos o Estado Laico, vivem incomodando as pessoas em suas residências, trabalho, em suas pequenas horas de descanso, chegam até a incomodar dentro dos transportes coletivos, poluem a cidade, jogando panfletos, papeizinhos, jornais e etc, em tudo que é canto.
    Se acham donos da verdade, são os certinhos, meu caro a vida não é só sua religião sem base nem fundamento, antes de criticar uma religião ou símbolo de crença de alguém saia de cima do seu rabo e olha a sujeira que ele esconde.

  12. Anônimo says:

    o mesmo pasto que organizou esse tumultuo desnecessário, falou que ia acabar com igreja de fulano e sicrano, esse mesmo organizador nomeado de apostolo chinga diverços palavroes ao brigar com sua mulher , esse mesmo é um dos organizadores da macha pra jesus de aguas lindas, eu te falei que sua masca ia cair i tudo é comforme a vontade de Deus e nao é i nunca vai ser da sua vontade. Cuida com oque vc fala e apronta uma hora o veneno se volta pra cobra . Seu mentirozo de uma figa. Se é sendo falço que vc se acostumou a viver é com falcidade que eu vo te retribuir. O inofensivo mais perigoso..

  13. SÓ UMA PERGUNTA SE ADORAM Jesus porque não amam e respeitem a mãe dele? pois acho que temos que respeitar a mãe de Jesus ! ........... POIS BEM EU SOU CONTRA ESSE ABSURDO !!! E CONVIDO AOS CATÓLICOS SE MOBILIZAREM JÁ !!!!!!!

  14. Anônimo says:


    Isso mesmo prefeito, parabéns!Esse pessoal deveria era se preocupar em evangelisar os bandidos e os drogados q causam tanta violencia na cidade, mas dá trabalho não é mesmo? Porque tirar uma imagem q ñ faz mau a ninguem, isso é coisa mesmo de quem ñ sabe o que é respeito...

  15. Dennis says:

    Esse pastor não tem o que fazer. E se retirar a imagem vai ficar feio para o Gestor de nosso município. Pois e patrimônio e acabou aceitem se quiser. Ele diz que a imagem atrapalha e pode provoca acidentes rsrsr faça mim rir né pastor. Quer dizer que fotos de mulheres semi nuas e propaganda de politico pode né?

  16. Anônimo says:

    Religião: Feitapara ser vivida ñ discutida então cada um viva a sua . . .Católico de coração. . .

  17. Unknown says:

    Esse que se diz apóstolo só se for do satanás pois Jesus só teve 12, Esse Zé Ruela não conhece o Evangelho e Lucas não? que fala que Maria é mãe de Jesus? e outra seu Energúmeno nós Católicos não adoramos Maria porque ela não é Deusa e muito menos Imagem, amamos, respeitamos Nossa Senhora Adoramos somente ao senhor Jesus. antes de falar da doutrina de uma religião conheça primeiro. quem fundou sua Igreja? quem quem quem?

  18. Anônimo says:

    não sou contra quem adora imagem mais na na na entrada da cidade também não concordo .mas se o povo querem assim quem sou eu para julgar só tenho um coisa para dizer vcs q adoram imagem jesus disse ninguem vem ao pai se por mim Entao se ele falou naum adianta vcs pensarem k joão maría francisco pedro naum adianta vcs pensarem q eles vão salvar vcs Pq naum só jesus tem esse poder e não adianta .não concordo existe outro . oh glória Deus .

  19. Anônimo says:

    Coloque uma Bíblia só assim não ira gerar conflitos *-* #soacho

  20. Anônimo says:

    acredito que todos nos deveriamos respeitar as opinioes.a imagem nao ta atrapalhando ninguem certo?entao deixa o que ta quieto la na entrada e se preocupa com coisas que nao invada a fe do procimo .vani

  21. Anônimo says:

    vcs alem de tenta retira a imagem que não faz mal pra ninguem ainda fica procurando uma forma de retira-la alegando que poder causa açidentes num e Veriador Rogembeguer.

  22. Carlos says:

    Senhores, boa noite!

    O que estão tentando fazer é uma interferência religiosa e não tem nada haver com estado laico. Acredito que antes de falar determinado assunto, deve-se ter conhecimento ou seu comentário será em vão.

    Um Estado secular ou estado laico é um conceito do secularismo onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. Estado teocrático ou teocracia é o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial, como é o caso do Vaticano (Igreja Católica), do Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu).

    O Estado secular deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão, evitando que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas.

    Att.
    Carlos

  23. Carlos says:

    Acredito que a preocupação real da população deveria ser relacionada a saúde, saneamento básico, segurança, educação e transporte. Saúde um caos nos postos e no hospital Bom Jesus, a cidade carece de saneamento básico e sinalização decente, a segurança da nossa cidade é precária e com um efetivo pequeno para garantir a segurança da população, as escolas públicas da cidade são uma vergonha em estrutura e organização e com relação ao transporte público, posso garantir que não é com várias empresas que vamos ter um transporte decente, precisamos sim de empresas sérias e que presa o bem estar do usuário. Como meu pai mesmo dizia, quantidade não é tudo e sim qualidade. Senhor prefeito, precisamos de qualidade de vida. Isso sim é a grande preocupação de Águas Lindas - GO

  24. Gilson says:

    Todo mundo falando em ENTRADA DA CIDADE, qual cidade? pois a imagem referida esta na entrada de um bairro "Jardim Brasília", se entra na Cidade pela pela BR 070 pela ponte do Rio Descoberto ou pela ponte do Rio dos Macacos, entradas principais.
    Se derem espaço para essas pessoas ignorantes e sem cultura, logo vão querer tirar o Cristo do alto do morro e o Padin Cicero do Jardim Guaira, se já não estão com vontade de irem para o Rio de Janeiro brigar para retirem a imagem do Cristo Redentor da cidade pois o Pais e Laico e não pode ter essas imagens, quanta besteira se gastasem 10% do tempo em que passam procurando algo para criticarem estudando e adquirindo cultura e parassem de ler livro de ESTÓRIA achando que vão serem "salvos", sem respeitar os direitos alheios. Bom nem vou continuar pois nem vale a pena.
    Como vi em um site prefiro perder 10% pro garçom do que dá para o pastor compra HILUX.

  25. Unknown says:

    Este cidadão quer usar dos meios de comunicação, se não podemos nos manifestar, devemos retirar todos os tipos de publicação visual a exemplo do cristo redentor localizado no Rio de Janeiro, este fica em um centro de tráfego de aviões ultraleves etc..
    O Pastor tem argumento frágil, alegando que a imagem causa acidente. Lamentável que o Pastor se utilize da mídia para se autopromover e divulgar sua igreja, se realmente a imagem provocasse acidentes caberia ao DENIT se pronunciar.
    Importante ressaltar que o Brasil é um Estado laico, e de acordo com inciso VI do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto da sua liturgia;”.
    Além disso, Nossa Senhora Conceição Aparecida também é padroeira do Brasil e desta cidade, portanto, há que se respeitar o direito escolhermos nossos padroeiros. A história dos padroeiros no Brasil é histórica e cultural, faz parte da cultura nacional, cabendo o respeito às convicções religiosas.
    Assina Kleber Sousa.

  26. Unknown says:

    Como diz a palavra de Deus meu povo padece por falta de conhecimento, entao mesaque sadraque e abdenego, nao foram jogados numa fornalha por não se sujeitar a uma estatua? O povo ignorante e desde quando Deus tem uma estatua como mãe,se Deus proibe imagens, qual parte voces nao entenderam?

  27. raquel says:

    Isso é mais uma historia de alguem querendo causar polemica em nome dos evangelicos. o prefeito nao disse que nao sabe de nada do assunto? deve ser esse anonimo que nao gosta do pastor.
    nao acreditamos que maria mae de Jesus anda por ai fazendo milagres, mas se alguem quer crer nisso é problema dele. nossa funçao é falar nao convencer. tem coisas piores nas entradas cidades...

  28. Anônimo says:

    Nada contra imagem, mas vc tem que ler a biblia.

  29. Anônimo says:

    Concordo em parte com vc! Mas onde vc leu que maria é virgem e mãe de todos?. Leia a biblia e conheça a verdade, pára de acreditar no que o padre diz, por isso tiraram a biblia de vcs.

  30. Gilson says:

    Creonir Tatsch larga de se ignorante leia a Bíblia não só para ler e enganar os outros, não EXITE em lugar algum imagens de Deus. Essas imagens a quem tanto se referem são de pessoas que vieram a Terra.

  31. Wanderlene Leite says:

    Os incomodados q se retirem vão procurar o q fazer, em Águas Lindas tem muitas coisas mais importantes para se preocuparem, por ex: a nossa saúde, segurança,educação e etc pelo o amor DEUS né.

  32. Já tentaram tirá-la a marretadas, e, agora vem com essa. Este apóstolo está querendo é aparecer. Tem que tirar é o satanás que está dentro dele.

  33. Unknown says:

    não concordo jamais,
    SOU CATOLICO,NÃO WSOMOS ADORADORES DE IMAGENS COM ELES DIZEM,
    ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM A IGREJA CATOLICA,
    ELES QUEREM CAUSAR UMA GUERRA,
    DEVERIAM CUIDAR DE SUA IGREJA E NOS DEIXAR EM PAZ,SABE QUE A IGREJA CATÓLICA É MAIORIA E QUE NÃO IREMOS DEIXAR,SE FOR O CASO IREI REUNIR MINHA PAROQUIA INTEIRA PARA IR PARA ESSE MANIFESTO E ELE SABE ESSE QUE SE DIZ SER APOSTOLO,QUE NÃO CONSEGUE,PELA INTERCESSÃO DE TOIDOS OS SANTOS CONSAGRADOS PELA IGREJA CATOLICA ISSO NÃO HA DE ACONTEÇER,...
    BOM DIA
    E QUE NOSSA SENHORA APARECIDA CONTINUE PROTEGENDO E CUIDANDO DESSA CIDADE MARAVILHOSA...
    E QUE ELA CUIDE ABENÇOE SEMPRE NOSSOS IRMÃOS EVANGELICOS,PQ NA BIBLIA NÃO DIZ QUE O HOMEM TEM PODER DE DIVIDIR OU FUNDAR UMA IGREJA... SOU CATOLICO E NÃO ABRO MAO

  34. Anônimo says:

    creonir tatsch .. ignorante..

  35. Unknown says:

    os caras criam uma igreja por suas proprias mãos e ainda tem a cara de pau de dizer que somos adoradores de imagens?
    Deus deixou uma só religião que foi a igreja UNA SANTA CATOLICA E APOSTOLICA,
    é onde Pedro ta enterrado...
    e os ignorantes ainda inventam essas religiões ,bom nem sei se isso é religião...

  36. Unknown says:

    VIVAAAAAAA NOSSA SENHORA
    VIVA A SANTA IGREJA CATOLICA
    VIVA O SANTO PADRE O PAPA....

    " OH MINHA SENHORA, E TBM MINHA MÃE EU ME OFEREÇO INTEIRAMENTE TODO A VÓS
    E EM PROVA DA MINHA DEVOÇÃO EU HJ VOS DOU MEU CORAÇÃO,
    CONSAGRO A VÓS MEUS OLHOS MEUS OUVIDOS MINHA BOCA ,TUDO O QUE SOU DESEJO QUE A VÓS PERTENÇA ,IMCOMPARAVEL MÃO GUARDAI ME DEIFENDEI ME COMO FILHO CONSAGRADO VOSSO AMEM!!!!

  37. Anônimo says:

    Sr EDILSON ANDRADE; tanta coisa pra se preocupar o senhor vai mexer com quem ta queto, vai cuidar da sua igreja meu querido, ou melhor vamos brincar de vida cada um cuida da sua...!!!!

  38. Anônimo says:

    Sr. Adilson está achando pouco a violencia do mundo e também da nossa cidade, quer gerar uma guerra religiosa sem nenhuma necessidade? coloque- se no lugar do outro e respeite a todos..........

  39. Anônimo says:

    Como diz a palavra de Deus meu povo padece por falta de conhecimento, entao mesaque sadraque e abdenego, nao foram jogados numa fornalha por não se sujeitar a uma estatua? O povo ignorante e desde quando Deus tem uma estatua como mãe,se Deus proibe imagens, qual parte voces nao entenderam?

  40. Anônimo says:

    Bando de alienados.
    de um lado, os católicos adoradores de imagens que têm coragem de se confessarem para um maluco de saia, e ainda pedófilo. do outro lado os Evangélicos que ainda são mais alienados e acreditam em qualquer conversa fiada dos seus pastores. Enfim, acho que os dois lados são ridículos, até mesmo porque nosso país é um país laico, não podendo, portanto, nem colocar essas estátuas. pois, se a própria constituição fala em país laico, ou seja, sem religião, então essas imagens acabam de uma forma ou de outra alimentando a raiva de quem não é alienado. Vamos lá galera, começar a ler um livro e mudar essas cabeças alienadas.

  41. O debate não é teologico e sim constitucional,pois bem, se o Estado é laico Sr Prefeito,então vossa Excelencia cai numa falacia nessa nota a imprensa!Lamento!Quem define e o que define quem é Padroeiro de uma cidade?Lei organica?Estadual?FEderal?Nao absolutamente não.è ROMA,o império romano ainda soa das cinzas...Se o estado é laico,,,então nem biblia nem padroeiro padeiro sei láaa...agora se o debate for pro campo teologico...teremos novas CRUZADAS aqui na cidade! E o Governos Mucipal com veradores mercenários não irão querer perder votos!

  42. Unknown says:

    Tem que tirar mesmo a cidade não e so de catolico,tem outras religiões predominantes na cidade, depois daquela pouca vergonha da prossição dos catolicos fazendo baderna em prente as igreja no jardim brasilia, que postura e essa estão mais preocupado com a imagem do que com Deus, se querem tirar não e a vontade do homem mais sim a de Deus

  43. Anônimo says:

    Vc e um catolico fraco..

  44. IPSOUSA says:

    Assim como diz em ISAIAS 45:20 CONGREGAI-VOS, E VINDE; CHEGAI-VOS JUNTOS, OS QUE ESCAPASTES DAS NAÇÕES; NADA SABEM OS QUE CONDUZEM EM PROCISSÃO AS SUAS IMAGENS DE ESCULTURA, FEITAS DE MADEIRA, E ROGAM A UM dEUS QUE NÃO PODE SALVAR.

    E ISSO QUE TA NA BIBLIA SAGRADA OU A DE CATOLICO E DIFERENTE...

  45. Anônimo says:

    Exatamente por ser um estado laico, que nao deveria ter a imagem, que ela seja colocado em local próprio para o culto dos católicos, e se alguma religião afro, decidir colocar alguma imagem, a prefeitura vai autorizar?

  46. Anônimo says:

    ta todo mundo errado.. pq nao coloca uma bbiblia la com um salmo algo do tipo tanto os catolicos e os evangelicos usa biblia.. minha opniao