Águas Lindas de goiás está entre os 36% dos municípios em estado de calamidade devido ao avanço da covid-19

Gil Silva | 10:42:00 | 0 comentários

 As seis regionais de saúde que estão em situação de calamidade compreendem 89 municípios de Goiás. O número representa 36,1% do total de cidades do estado. A população residente nesses locais, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, é de 1,681 milhão, correspondente a 25,7% do total dos moradores de Goiás. O mapa foi apresentado em reunião nesta quarta-feira (17).




As regionais Entorno Sul, que tem cidades como Águas Lindas, Luziânia e Valparaíso; Estrada de Ferro, com Catalão e Caldas Novas; Nordeste II, com Posse; Oeste I, com Iporá; Rio Vermelho, com Itaberaí e Goiás; e São Patrício I são as que vivem cenário mais delicado em relação à pandemia de covid-19.


A Secretaria de Saúde informou que o mapa foi montado com base no número de casos, taxas de internação e ocupação de leitos. Também foram levados em conta registros de síndromes respiratórias agudas graves.

Para os 89 municípios que estão em regionais com cenário de calamidade, a nota técnica da SES-GO recomenda a interrupção de todas atividades, exceto supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.

Maioria está em situação crítica

A maioria das cidades e da população goiana está em regionais de saúde de cenário intermediário, em situação crítica. São 107 municípios (43,4%) e quase 3,7 milhões de habitantes.

São oito regionais nesse cenário, que inclui cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Itumbiara, Senador Canedo, Trindade, Goianésia e Formosa.


Para estar cidades, a nota técnica da SES-GO recomenda que atividades de alto risco, como religiosas, bares e restaurantes, funcionem com lotação máxima de 30% da capacidade total. As atividades de médio risco, como academias, quadras esportivas, salões de beleza e shopping, poderiam abrir as portas com metade da capacidade.


Nesse caso, eventos sociais seriam limitados a 150 pessoas e funerais a 10 pessoas. O transporte público teria apenas passageiros sentados.

50 cidades em cenário mais confortável

O estado tem quatro regionais em situação mais confortável, no cenário de alerta. Entre elas estão Anápolis, Rio Verde, Santa Helena, Pirenópolis e São Luís de Montes Belos.

Neste caso, os municípios podem manter o funcionamento de todas as atividades, exceto eventos com mais de 150 pessoas, com o uso e fiscalização de protocolos específicos para as atividades afins.


Categoria: , ,

Espalhe por aí

0 comentários