Ibaneis mantém ponto facultativo de carnaval no DF

Gil Silva | 16:06:00 | 0 comentários

Informação foi confirmada pelo governador à TV Globo. Em diversos estados, folga foi cancelada por conta de aumento de casos de Covid-19; capital teve 5,7 mil novos infectados na última semana.

Do portal G1DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta segunda-feira (1º), que vai manter o ponto facultativo de carnaval no Distrito Federal, nos dias 15, 16 e até as 14h do dia 17 de fevereiro. O chefe do Executivo local confirmou a informação à TV Globo.

Em diversos estados, como Bahia, São Paulo, Pernambuco, Goiás, entre outros, a folga foi cancelada devido ao aumento do número de casos de Covid-19. Nos últimos sete dias, o DF registrou 5.791 novos infectados pelo novo coronavírus. Até a noite de domingo (31), a capital contabilizava 4.554 óbitos e 277.110 casos da doença.

Apesar da manutenção do ponto facultativo, as festas públicas de carnaval permanecem canceladas no DF. Também estão proibidos:

O funcionamento de boates e casas noturnas;
A realização de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com exceção dos eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras.

Na última segunda-feira (25), durante uma vista à fabrica Bthek Biotecnologia, em Santa Maria, onde é produzido o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina russa Sputinik V, o governador também comentou sobre as restrições de horários impostas aos bares e restaurantes na capital. "Não vou tirar as restrições agora, porque a resposta está sendo muito positiva", afirmou.

"A gente tem que se preocupar com a rede hospitalar e a saúde da população. Isso para nós é mais prioridade que abrir bares e restaurantes", disse o governador.


Até o início da tarde desta segunda, de acordo com a Secretaria de Saúde, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para casos da Covid-19 na rede pública estava em 59,22%. Do total de 294 vagas, 167 estavam ocupadas, 12 bloqueadas, e 115 disponíveis.

Na rede privada, até as 19h10 de sábado, 82,18% dos leitos reservados para infectados tinham pacientes. Do total de 221, 166 estavam em uso, 38 vagos e 17 bloqueados.

A Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda, mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. Desta vez, o público-alvo são idosos com 80 anos ou mais. As doses começariam a ser aplicadas às 13h, entretanto, como muitas pessoas chegaram cedo, a pasta decidiu antecipar o serviço.

Categoria:

Espalhe por aí

0 comentários